terça-feira, 28 de julho de 2020

#336 - "Ai árvores ali" (António Pedro)

Ai árvores ali
e duras!,... ai!:
e aqui
terra queimada
só.


Bé!,
o pó
da ventania
sufoca!
...Lá na baía
ou doca
ou o que é,
lá do vapor
parecia
melhor,
embora fosse careca
a terra seca,
e o sol queimasse
e adormentasse
já.



há mais do que calor,
há dor
do sol!


...e a preta
de lenço branco
lá no barranco
da achada
tem o ar de um sobressalto


...E andam sombras
pelas sombras
como havia no mar alto…


No entanto,
de não estar
habituado a encontrar
estas sombras aqui,
ainda não consegui
o meu encanto:
pasmar


-- Paisagem, quem me adivinha? --


E andam sombras pelas sombras
enquanto a noite caminha,
dês que o luar dealbou…


Que tentaram ensombrar-me…
-- Mas quem foi que me assombrou?


Quem me ensombra
não me assombra!
...Apenas me sobressalta
não ver os mortos da sombra
que me fazem tanta falta!...



Sem comentários:

Enviar um comentário